Empresa finlandesa ganha patente nos EUA para medicamento Covid contendo ivermectina e hidroxicloroquina A empresa Turku diz que seu spray nasal fornece doses baixas e seguras de hidroxicloroquina, ivermectina e aprotinina. ~ Esperança News

ANUNCIE EM NOSSO SITE

ANUNCIE EM NOSSO SITE AQUI

Empresa finlandesa ganha patente nos EUA para medicamento Covid contendo ivermectina e hidroxicloroquina A empresa Turku diz que seu spray nasal fornece doses baixas e seguras de hidroxicloroquina, ivermectina e aprotinina.

 

O medicamento ajudaria em situações em que a cobertura vacinal ameaça permanecer muito baixa para a imunidade do rebanho, diz a empresa. Imagem: Tiina Jutila / Yle

Um medicamento contra coronavírus desenvolvido pela Therapeutica Borealis, uma empresa farmacêutica de Turku, obteve uma patente do Escritório de Marcas e Patentes dos Estados Unidos (USPTO). O spray nasal contém hidroxicloroquina, entre outros ingredientes.

No início de maio, a empresa disse que havia recebido a aprovação para um pedido de patente, com base no qual esperava uma patente final este mês.

“A patente final é um marco importante para nós em nosso caminho para o mercado. Nosso próximo objetivo é encontrar uma empresa da indústria farmacêutica estabelecida com uma escala de negócios internacional ”, disse o professor Kalervo Väänänen , um dos três inventores e fundadores da Therapeutica Borealis, em um comunicado à imprensa na segunda-feira. Väänänen é biólogo celular e ex-reitor da Universidade de Turku.

O artigo continua após a foto

Kalervo Väänänen.
Professor Kalervo Väänänen Imagem: Yle / Linus Hoffman

Os co-inventores da droga e co-fundadores da Therapeutica Borealis são Lauri Kangas , professor adjunto de ciências da Universidade de Turku, e Matti Rihko , psicólogo e presidente do conselho da Câmara de Comércio de Turku e da Universidade de Turku. Ele também é ex-CEO da empresa de alimentos Raisio, conhecida por seus produtos Benecol para baixar o colesterol.

De acordo com a empresa, o spray nasal atua na função celular da mucosa nasal de três formas, prejudicando a capacidade do vírus de penetrar no corpo e se multiplicar, reduzindo assim o risco de doenças graves.

Outra empresa farmacêutica finlandesa, a Rokote Laboratories, está desenvolvendo uma vacina contra o coronavírus na forma de spray nasal, mas tem lutado para obter financiamento.

“O enfrentamento da pandemia provavelmente requer, além da vacina, um medicamento preventivo ou de ação precoce. Este medicamento também ajuda especialmente em uma situação em que a cobertura vacinal ameaça permanecer muito baixa para a imunidade coletiva ”, disse Väänänen.

A OMS alertou contra o uso de ivermectina, exceto em ensaios clínicos

A empresa disse que os ingredientes ativos da droga - aprotinina, hidroxicloroquina e ivermectina - são drogas bem conhecidas e amplamente utilizadas, mas neste produto são utilizadas de uma maneira nova e direcionada na membrana mucosa respiratória superior.

Todas as moléculas de medicamentos cobertas pela patente são aprovadas para o tratamento de outras doenças, mas se usadas de forma sistêmica, como pílulas ou infusões ingeridas pelos pacientes, as quantidades dos medicamentos seriam altas e potencialmente prejudiciais.

Para uso tópico, como no spray nasal, as concentrações dos princípios ativos em todo o corpo permanecem muito baixas, mas são suficientes localmente para impedir a passagem e a replicação do vírus, tornando o medicamento mais seguro e eficaz, diz a Therapeutica Borealis.

A aprotinina é um inibidor da protease, enquanto a ivermectina é um antiparasitário e a hidroxicloroquina tem sido usada contra a malária - e foi anunciada como um tratamento Covid-19 pelo presidente brasileiro Jair Bolsonaro e pelo ex-presidente americano Donald Trump, entre outros.

No início deste ano, o fabricante de ivermectina Merck disse que não havia “nenhuma base científica para um efeito terapêutico potencial contra Covid-19” e “nenhuma evidência significativa para atividade clínica ou eficácia clínica em pacientes com Covid-19”.

Em março, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendou contra o uso de ivermectina em pacientes com Covid-19, exceto para ensaios clínicos, devido à falta de dados que demonstrassem seus benefícios. A Agência Europeia de Medicamentos e a Administração de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos emitiram advertências semelhantes. No entanto, tem sido usado para pacientes Covid em países como África do Sul e Índia.

Origens
 
Yle, Reuters, BBC, Forbes



Share:

Nenhum comentário:

Postagem em Destaque

Nikolas Ferreira elogia Hang por ajuda ao Rio Grande do Sul Deputado se manifestou por meio das redes sociais, nesta quinta-feira

  Deputado Nikolas Ferreira  Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) usou as redes sociais, nesta...

Comente deixe sua opinião

Aplicativo da webradioesperanca

Blog Archive

SIGA-ME

SIGA-ME
SEJA UM SEGUIDOR

TWITTER

whatsapp

Postagens mais visitadas

Globo de visitas