Chuva vai voltar ao Rio Grande do Sul? Veja a previsão Nova frente fria avança para o estado assolado por enchentes ~ Esperança News

ANUNCIE EM NOSSO SITE

ANUNCIE EM NOSSO SITE AQUI

Chuva vai voltar ao Rio Grande do Sul? Veja a previsão Nova frente fria avança para o estado assolado por enchentes

 

Imagem aérea de Porto Alegre após as chuvas Foto: Mauricio Tonetto / Secom

Uma nova frente fria avança sobre o Sul do país nesta sexta-feira (17), e espalha nuvens carregadas sobre os três estados da região, além de influenciar o Mato Grosso do Sul. Conforme a Climatempo, o ar seco e quente predomina no Sudeste e no restante do Centro-Oeste.

– A sexta-feira é de alerta para chuva forte no Sul e também e áreas do litoral do Nordeste e no Norte do Brasil – afirma a empresa de meteorologia.

Nas regiões Norte e Nordeste, também há alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para a possibilidade de chuvas intensas pelo menos até esta sexta.

REGIÃO SUL
No Rio Grande do Sul, onde enchentes iniciadas no fim de abril atingiram diversos municípios do estado, causando ainda prejuízos, a situação ainda é de alerta com cidades ainda completamente debaixo d’água e resgates ainda sendo realizados. Na noite desta quinta (16), a Defesa Civil do Estado emitiu alerta para a continuidade da elevação dos níveis da Laguna dos Patos.

– Não atravesse alagamentos a pé ou, mesmo, de carro. Procure informações junto à Defesa Civil da sua cidade – disse o órgão.

Em Porto Alegre, segundo a Meteoblue, as chuvas devem ser mais intensas nesta sexta, no domingo (19), e entre a próxima terça (21) e quinta (23). As temperaturas devem começar a subir somente a partir da próxima quarta (22).

– Mais chuva no Rio Grande do Sul com passagem de frente fria, mas que também vai provocar chuva forte em Santa Catarina e no Paraná. Tem risco de chuva forte nos três estados do Sul do Brasil. A chuva mais volumosa, no entanto, deve ocorrer sobre o norte gaúcho, incluindo a serra gaúcha, no oeste e sul de Santa Catarina – projeta a Climatempo.

Conforme a empresa de meteorologia, o frio continua no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, mas cidades do Sudeste e do Centro-Oeste esquentam mais.

Entre a noite desta sexta e a madrugada do domingo, a passagem da frente fria provoca chuvas em toda Santa Catarina. Há condições para temporais com chuva intensa e volumosa em todas as regiões, dando início nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul, avançando em direção às demais áreas do estado catarinense ao longo do período.

REGIÃO SUDESTE E CENTRO-OESTE
– A frente fria que avança sobre o Sul do Brasil se aproxima de São Paulo, mas só aumenta a nebulosidade, por enquanto. Mas pancadas de chuva podem ocorrer em parte de Mato Grosso do Sul – acrescenta a Climatempo.

No restante do Centro-Oeste, o ar seco e quente predominam.

Nesta sexta, a cidade de São Paulo amanheceu com poucas nuvens e temperaturas amenas. Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura de São Paulo, imagens do radar não indicam chuva em toda a faixa leste do estado.

– A chegada da brisa marítima aumenta a nebulosidade no fim do dia, entretanto não há condições de chuva para a Grande São Paulo – acrescenta o órgão municipal.

Neste sábado (18) e no domingo (19), o sol volta a predominar, favorecendo a elevação das temperaturas nos próximos dias. Entre o fim da tarde e o início da noite, a nebulosidade aumenta com a chegada da brisa marítima, porém ainda sem previsão de chuva.

Segundo a Meteoblue, não há expectativa de chuva para a capital paulista pelo menos até a próxima quinta-feira. A temperatura máxima também tende a subir, chegando perto dos 30ºC.

REGIÃO NORTE
A região segue instável. Pancadas de chuva ocorrem em quase toda a região nesta sexta e podem ser fortes em particular no Amazonas, litoral do Pará e do Amapá e em Roraima.

– Alerta para temporais no litoral e oeste do Pará, no litoral do Amapá, em Roraima, no norte e leste do Amazonas – estima a empresa de meteorologia.

REGIÃO NORDESTE
O sol, o calor e o ar seco predominam no oeste da Bahia, no Vale do São Francisco, no sertão de Pernambuco, centro-sul do Piauí e sul do Maranhão. As demais áreas da Região terão pancadas de chuva no decorrer do dia, mas em geral intercaladas com períodos de sol, segundo a Climatempo.

– Atenção especial no litoral nordestino, entre o Rio Grande do Norte e Pernambuco, onde o tempo deve ficar bastante instável nesta sexta-feira. Chove em grande parte do dia e tem alerta para temporais – alerta.

Há risco de temporal também no litoral do Maranhão. O norte do Piauí, o norte e litoral do Ceará, o litoral de Alagoas e a região de Salvador e do litoral norte da Bahia podem ter pancadas de chuva de intensidade moderada a forte.

Neste sábado, permanece a condição de chuva ao longo de todo o dia desde o litoral baiano até Pernambuco. Já na Paraíba, Rio Grande do Norte e toda a costa norte, a expectativa é de que as pancadas de chuva ocorram no fim do dia, segundo a Climatempo.

A situação começa a ficar mais tranquila no domingo em relação a intensidade da chuva no litoral da Bahia, Sergipe, Paraíba, Rio Grande do Norte e do Ceará. As pancadas de chuva devem ocorrer de maneira irregular.

Recomendações em caso de emergência:
– Evite áreas sujeitas a alagamentos;

– Evite atravessar ruas alagadas e pontilhões submersos;

– Em caso de temporais, evite atividades ao ar livre, buscando abrigo em locais seguros;

– Lembre-se de permanecer atento aos avisos e alertas emitidos pela Defesa Civil.

*AE

FONTE:PLENO NEWS

Share:

Nenhum comentário:

Postagem em Destaque

Batimentos de jovem em UTI iam a 190 quando pai a tocava Homem foi preso no mês passado e vai responder pelo crime de estupro

  Homem foi preso sob suspeita de ter abusado da filha  Foto: Reprodução/TV Globo A frequência cardíaca da jovem que teria sido abusada pelo...

Comente deixe sua opinião

Aplicativo da webradioesperanca

Blog Archive

SIGA-ME

SIGA-ME
SEJA UM SEGUIDOR

TWITTER

whatsapp

Postagens mais visitadas

Globo de visitas