A pesquisa Datafolha apontou que o número de petistas recuou e a quantidade de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) avançou. A parcela de brasileiros que se declaram apoiadores de Jair Bolsonaro se igualou à dos que se identificam como petistas.
O grupo que se considera mais próximo do partido do presidente Lula (PT) recuou de 39% para 35% desde o último levantamento, em abril. Já os que dizem apoiar Bolsonaro avançaram de 31% para 35%.
A pergunta feita aos entrevistados no levantamento foi: “Considerando uma escala de um [bolsonarista] a cinco [petista], em qual número você se encaixa?”. As pessoas que responderam um ou dois foram classificadas como apoiadoras de Bolsonaro e as que dizem quatro ou cinco foram categorizadas como petistas.
Somados, esses dois grupos representam 70% da população do Brasil.
O restante se divide entre os 20% que responderam três e, portanto, são considerados neutros. Outros 7% que afirmaram não se identificar com nenhum dos dois lados. E mais 2% que não souberam responder. Esses percentuais permaneceram no mesmo patamar durante toda a série histórica.
A queda do grupo dos petistas coincide com a crise de popularidade do governo Lula. O Datafolha sinalizou, na semana passada, que 40% o avaliam como ruim ou péssimo, e 28%, bom ou ótimo. As informações são da Folha de S.Paulo.
FONTE:PLENO NEWS
Nenhum comentário:
Postar um comentário