
O terceiro governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está prestes a chegar ao fim de seu terceiro ano, mas, desde seus primeiros meses, já registrava inúmeras ocasiões em que o atual chefe do Executivo proferiu falas polêmicas ou controversas.
Na lista de “pérolas” estão algumas falas que chegaram a ser consideradas racistas, outras capacitistas, declarações polêmicas relacionada a conflitos internacionais – como as guerras entre Hamas e Israel, e Ucrânia e Rússia – e, mais recentemente, a famigerada afirmação de que os traficantes de drogas seriam vítimas dos usuários.
1. “Temos quase 30 milhões de pessoas com problema de desequilíbrio de parafuso”.
Frase dita no dia 18 de fevereiro de 2023 durante uma reunião em Brasília com ministros e governadores, para tratar de ações para prevenir a violência nas escolas.
2. “A decisão da guerra foi tomada pelos dois países”.
Fala proferida no dia 16 de abril de 2023, em entrevista coletiva antes de deixar Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, no fim de sua viagem à Ásia. O petista dizia que a guerra entre Ucrânia e Rússia tinha sido iniciada por decisão dos dois, apesar de ter sido a Rússia o país invasor.
3. “A Venezuela tem mais eleições do que o Brasil. O conceito de democracia é relativo”.
Fala do dia 29 de junho de 2023 durante entrevista à Rádio Gaúcha.
4. “Temos profunda gratidão ao continente africano por tudo que foi produzido durante 350 anos de escravidão no nosso país”.
Fala proferida no dia 19 de julho de 2023 durante declaração conjunta com o presidente de Cabo Verde, José Maria Neves, enquanto o petista esteve no arquipélago africano.
5. “Não pense que eu sou frustrado porque eu sou pobre”.
Fala do dia 26 de agosto de 2023 durante visita a Angola. Bens do petista declarados ao TSE na última eleição passavam dos R$ 7 milhões.
6. “Vocês não vão me ver de andador, muleta, vocês vão me ver sempre bonito, como se eu não tivesse operado”.
Fala proferida no dia 26 de setembro de 2023, durante uma live, na qual revelou que seu fotógrafo, Ricardo Stuckert, não faria imagens de sua recuperação após uma cirurgia no quadril. A declaração foi criticada por ser considerada capacitista.
7. “Não é porque o Hamas cometeu um ato terrorista contra Israel que esse país tem que matar milhões de inocentes”.
Frase dita no dia 24 de outubro de 2023, durante a extinta live semanal Conversa com o Presidente, quando Lula criticou a reação de Israel diante do ataque terrorista do Hamas.
8. “A gente quer humanizar o combate ao pequeno crime”.
Declaração feita no dia 31 de janeiro de 2024, durante balanço da gestão de Flávio Dino no Ministério da Justiça.
9. “Afrodescendente assim gosta do batuque de um tambor”.
Fala feita no dia 2 de fevereiro de 2024, durante uma cerimônia na fábrica da Volkswagen, em São Bernardo do Campo (SP), quando Lula disse não ter identificado inicialmente que jovem negra não era cantora, mas aprendiz da montadora premiada na Alemanha.
10. “Se a gente não tiver profissão, a gente vai ser ajudante geral. E ajudante geral não ganha nada”.
Fala proferida no dia 7 de fevereiro de 2024 durante evento de lançamento da pedra fundamental do campus do Instituto Federal do Rio de Janeiro.
11. “O que está acontecendo na Faixa de Gaza com o povo palestino, não existe em nenhum outro momento histórico. Aliás, existiu quando Hitler resolveu matar os judeus”.
Fala proferida no dia 18 de fevereiro de 2024, durante uma entrevista que Lula concedeu a jornalistas em Adis Abeba, na Etiópia.
12. “O Deus do Malafaia não é o mesmo que o nosso”.
Fala proferida no dia 18 de março de 2024 durante reunião com ministros de governo.
13. “Então, [para] as pessoas na verdade termina sendo, o abrigo, uma espécie de paraíso”.
Declaração feita no dia 15 de maio de 2024, durante visita de Lula ao Rio Grande do Sul em razão das enchentes no estado.
14. “Se você vai no supermercado e você desconfia que tal produto está caro, você não compra”.
Em entrevista para as rádios baianas Metrópole e Sociedade, no dia 6 de fevereiro de 2025, Lula comentava a alta no preço dos alimentos e pediu para a população não comprar um alimento caso ele esteja caro demais.
15. “Como você é uma senhora de 50 anos, você já não tem vergonha. Você abre a boca, fala e não tem vergonha, mas não é correto”.
No dia 13 de fevereiro de 2025, em um evento de entrega de chaves de uma unidade habitacional do Minha Casa, Minha Vida, no Amapá, o petista explorou publicamente a falta de dentes de uma apoiadora e disse para ela procurar o Programa Brasil Mais Sorridente.
16. “As mulheres estão ficando inteligentes e deixando de ser escravas de maridos”.
Lula proferiu declaração durante um evento em Belém, no Pará, também em 13 de fevereiro de 2025, quando falava sobre a inserção das mulheres no mercado de trabalho.
17. “Não defendo a Petrobras, porque eu como petróleo? Não como. Porque eu bebo gasolina? Não bebo. Eu bebo outro álcool, mas gasolina, não”.
No dia 17 de fevereiro de 2025, ao discursar em um evento de anúncio do Programa de Renovação da Frota Naval do Sistema da Petrobras, em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, o petista reforçou seu gosto por bebidas alcoólicas.
18. “O povo é assaltado pelo intermediário, ele é assaltado e a fama fica nas costas do governo”.
Também no dia 17 de fevereiro de 2025, Lula jogou a culpa nas costas dos chamados intermediários, que são aqueles que compram os combustíveis da Petrobras e revendem ao consumidor, pelo preço de itens como gasolina, álcool e diesel.
19. “Isso é fotografia para você colocar representando o Brasil no exterior? Um cara sem dente e ainda negro. Você não acha que isso é preconceito?”.
Fala proferida no dia 21 de agosto de 2025, ocasião em que Lula relatou ter reclamado de uma peça publicitária do governo que trazia a imagem de um homem negro, idoso e sem dentes que teria sido distribuída em um evento na Alemanha.
20. “Toda vez que a gente fala de combater as drogas, possivelmente, fosse mais fácil a gente combater os nossos viciados internamente, os usuários. Os usuários são responsáveis pelos traficantes, que são vítimas dos usuários também”.
Declaração feita por Lula no dia 24 de outubro de 2025 durante coletiva de imprensa em Jacarta, na Indonésia. Na ocasião, o petista falava sobre o enfrentamento às drogas.
FONTE:PLENO NEWS






Nenhum comentário:
Postar um comentário