2023: Número de venezuelanos no Brasil dispara no 1º trimestre "Roraimenses já falam um portunhol", diz presidente da Comissão de Direitos Humanos ~ Esperança News

ANUNCIE EM NOSSO SITE

ANUNCIE EM NOSSO SITE AQUI

2023: Número de venezuelanos no Brasil dispara no 1º trimestre "Roraimenses já falam um portunhol", diz presidente da Comissão de Direitos Humanos

 Criança no Abrigos da Operação Acolhida

Criança no abrigo da Operação Acolhida Foto: Operação Acolhida/Casa Civil

O Brasil ainda é um dos países mais procurados pelos venezuelanos quando o assunto é escapar da crise política, econômica e humanitária que vive o país vizinho. De acordo com dados da Operação Acolhida, da Casa Civil do governo federal, só no primeiro trimestre deste ano, de janeiro a março, cerca de 50 mil venezuelanos atravessaram a fronteira do país.

O número representa um crescimento de 64,3% em relação ao mesmo período do ano anterior. A maioria são menores desacompanhados, idosos e pessoas debilitadas. A quantidade de refugiados é mais alarmante na cidade de Pacaraima, em Roraima (RR). O estado é a principal porta de acesso da Venezuela para o Brasil.

De acordo com informações do UOL, a vereadora e presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara de Maceió, Teca Nelma (PSD), esteve na cidade e avaliou a situação como “desesperadora”.

– É uma crise humanitária sem precedentes – notou.

A parlamentar ressaltou, inclusive, que a língua está sendo trocada em razão da grande presença de venezuelanos.

– Os próprios roraimenses já falam um “portunhol” [fusão do português com espanhol, língua nativa da Venezuela] – alertou.

Além disso, o ACNUR (Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados) afirmou que a população imigrante tem necessitado de uma atenção maior em razão do modo em que estão chegando nas estruturas das entidades de apoio.

– As pessoas idosas, com debilidades, estão chegando em maior número do que no período pré-pandemia. É um recorte de maior vulnerabilidade, que requer uma maior atenção, com serviços de atendimento público especial às necessidades dessa população – disseram ao portal UOL.

A Operação Acolhida foi criada em 2018 pelo governo federal e garante atendimento humanitário aos imigrantes venezuelanos.

FONTE:PLENO NEWS

Share:

Nenhum comentário:

Postagem em Destaque

Nikolas Ferreira elogia Hang por ajuda ao Rio Grande do Sul Deputado se manifestou por meio das redes sociais, nesta quinta-feira

  Deputado Nikolas Ferreira  Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) usou as redes sociais, nesta...

Comente deixe sua opinião

Aplicativo da webradioesperanca

Blog Archive

SIGA-ME

SIGA-ME
SEJA UM SEGUIDOR

TWITTER

whatsapp

Postagens mais visitadas

Globo de visitas