Saiba o que é erisipela, infecção que acometeu Jair Bolsonaro Confira sintomas, riscos, método de contágio e de prevenção ~ Esperança News

ANUNCIE EM NOSSO SITE

ANUNCIE EM NOSSO SITE AQUI

Saiba o que é erisipela, infecção que acometeu Jair Bolsonaro Confira sintomas, riscos, método de contágio e de prevenção

 

Jair Bolsonaro Foto: EFE/ Andre Borges

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi internado no último sábado (4) devido a um quadro de erisipela. Para muitos, o nome da infecção é desconhecido, e o Pleno.News esclarece o que está por trás da doença, que já acometeu o líder político duas vezes.

A erisipela é uma infecção aguda causada por uma bactéria chamada 
estreptococos, que acomete a derme e a epiderme, ou seja a pele e seus tecidos superficiais. Entre os sintomas mais comuns estão febre, dor, inchaço, coceira, manchas vermelhas, bolhas, calafrios, ínguas e queimação na pele.

A bactéria penetra na pele do hospedeiro por meio de feridas, micose nas unhas, picada de inseto, cortes cirúrgicos, alergia, entre outras portas de entrada.

Muitos possuem dúvidas se a doença é ou não contagiosa, mas a doutora Clívia Oliveira Carneiro, da Sociedade Brasileira de Dermatologia, explica que trata-se de uma infecção não contagiosa. Isso porque, como já dito, é necessária alguma lesão para que a bactéria entre.

Carneiro, porém, reconhece que há raros casos em que o estreptococos passam de uma pessoa para a outra. Para isso, seria necessário que o indivíduo estivesse lesionado, tivesse contato direto com a região infectada e fosse imunossuprimido.

O tratamento da erisipela é feito por meio de antibióticos e pode durar de sete a 14 dias. Em alguns casos, a limpeza da pele também se mostra necessária para reduzir inchaços.

RISCOS E PREVENÇÃO
Em geral, quando o diagnóstico é feito no início, a infecção não gera complicações. Entretanto, se não tratada, ela pode evoluir para ulcerações, abscessos e trombose. Em casos de surtos repetidos, pode ser gerado um linfedema, ou seja, um inchaço persistente que geralmente afeta e perna e o tornozelo.

No grupo de risco, estão pessoas com varizes, diabetes, obesidade, ou que fazem tratamentos imunossupressores, como quimioterapia.

A dica para prevenir casos da doença é manter as mãos e os pés secos, limpos e sem rachaduras; tratar as frieiras e lesões na perna; e evitar permanecer por tempo prolongado de pé.

FONTE:PLENO NEWS

Share:

Nenhum comentário:

Postagem em Destaque

O Rei se Posicionou: Roberto Carlos Canta Música para Bolsonaro e Para o Brasil

O Momento da Surpresa O público que lotou o espetáculo do Rei  Roberto Carlos  na última noite testemunhou algo que foge de todas as regras ...

Consultorio Lilian Laber

Consultorio Lilian Laber
Médica Dermatologista

Crystal Studio Fisiopilates

Crystal Studio Fisiopilates
o seu refúgio de bem-estar.Dra.Andrea Xavier

clik na imagem

clik na imagem
sera direcionado para a pagina

Blog Archive

SIGA-ME

SIGA-ME
SEJA UM SEGUIDOR

TWITTER

whatsapp

Postagens mais visitadas

Globo de visitas