Um protótipo de reator no Japão produz combustível de hidrogênio usando apenas água e luz solar. Não requer eletricidade.
Cientistas japoneses desenvolveram um protótipo de reator que pode redefinir a produção de hidrogênio verde usando apenas luz solar e água.
O dispositivo utiliza lâminas fotocatalíticas para dividir as moléculas de água em hidrogênio e oxigênio, com todo o processo alimentado pela luz solar natural.
Essa inovação aborda um dos maiores desafios da energia limpa: o alto custo e a demanda energética dos métodos atuais de produção de hidrogênio.
Ao aproveitar a energia solar diretamente, esse reator tem o potencial de tornar o hidrogênio verde mais acessível e econômico.
Embora ainda em fase experimental, o protótipo operou com sucesso ao ar livre por três anos, demonstrando previsões no mundo real.
Pesquisadores enfatizam que mais refinamentos — como aumentar a eficiência da ocorrência fotocatalítica e gerenciar com segurança subprodutos explosivos — são necessários antes do lançamento comercial.
Ainda assim, esse avanço marca um avanço significativo para a visão japonesa de uma "sociedade do hidrogênio" e oferece esperança para uma mudança global na direção de sistemas de energia mais limpos no combate às mudanças climáticas.
FONTE:https://www.facebook.com/astronomiaastrofisicaecosmologia
Nenhum comentário:
Postar um comentário