
O ex-diretor de inteligência da Venezuela, Hugo Armando “El Pollo” Carvajal, afirmou ter provas de que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) integra uma rede de financiamento ilegal de campanhas políticas em países da América Latina. A denúncia foi revelada pela jornalista Elisa Robson, que afirma ter entrevistado Carvajal recentemente em Nova Iorque, onde ele está preso e colabora com as autoridades dos Estados Unidos.
Em participação no Pleno Time nesta quarta-feira (29), Elisa relatou que Carvajal mencionou Lula nominalmente como parte de um “grupo criminoso” formado por líderes de esquerda latino-americanos que teriam recebido recursos ilícitos da estatal venezuelana PDVSA.
Segundo a jornalista, o ex-militar venezuelano garante possuir documentos e provas que sustentam as acusações.
– Eu conversei diretamente com ele. Então, eu posso garantir para você que Carvajal mencionou claramente que Lula faz parte de um esquema criminoso de ascensão ao poder através desse financiamento ilegal – disse Elisa.
Carvajal foi extraditado para os Estados Unidos em 2023 e colabora com a Justiça americana em troca de redução de pena. Seu julgamento, inicialmente marcado para 29 de outubro, foi adiado para 19 de novembro, após ele apresentar novos documentos considerados relevantes pelas autoridades.
Elisa considera que esse adiamento demonstra a força das novas provas entregues pelo ex-chefe de inteligência.
De acordo com a jornalista, as denúncias de Carvajal não se limitam ao Brasil e envolvem também outros líderes de esquerda, como Nicolás Maduro (Venezuela) e Gustavo Petro (Colômbia). Ela acredita que a divulgação integral do material pode desestabilizar o grupo político que, segundo o ex-militar, atua para manter a influência da esquerda na América Latina.
– No Brasil, eu tenho expectativa de que o próprio sistema político vá descartar Lula, na medida de que tudo isso cada vez se comprove e aumente a pressão em relação a este tema – afirmou.
A jornalista também afirmou que questionou Carvajal sobre possíveis ligações com autoridades do Judiciário brasileiro, incluindo ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), mas ele preferiu não citar nomes.
– Me interessa muito saber quem mais orbita ao redor de Lula em relação a esse assunto. Eu não obtive ainda a resposta dele [Carvajal]. Nem o sim, nem um não.
Apesar da repercussão internacional das acusações, grandes veículos da imprensa brasileira como CNN, O Globo e UOL deram versões distintas sobre o caso — algumas afirmando que Carvajal não mencionou Lula à Justiça dos EUA. Elisa contesta essas versões.
– Isso não é verdade. Eu falei diretamente com ele, e ele citou Lula nominalmente.
Confira:
*Você pode acompanhar o Pleno Time em podcast no Pleno.News, no Spotify, na Deezer, na Apple Podcasts e na Amazon Music.
FONTE:PLENO NEWS
 
 
 
 









 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário