A imensidão do universo é quase incompreensível. Os astrônomos estimam que o universo observável se estende por mais de 93 bilhões de anos-luz, contendo bilhões de galáxias, cada uma com bilhões de estrelas. No entanto, apesar de toda a nossa tecnologia, toda a nossa exploração e todos os nossos sonhos de alcançar as estrelas, nenhum ser humano jamais viajou mais do que 1,3 segundos-luz da Terra, a distância até a Lua.
Isso mesmo. Embora nossas naves espaciais tenham se aventurado nas profundezas do sistema solar, os passos humanos permanecem perto de casa. As missões Apollo do final da década de 1960 e início da década de 1970 estabeleceram o recorde, com astronautas orbitando e caminhando na Lua, a aproximadamente 384.400 quilômetros (239.000 milhas) de distância. Além disso, a humanidade enviou apenas exploradores robóticos, as sondas Voyager 1 e 2, que agora vagam pelo espaço interestelar, carregando mensagens sobre quem somos.
Em comparação, a luz do Sol leva oito minutos para chegar à Terra. O sistema estelar mais próximo, Alpha Centauri, está a mais de 4 anos-luz de distância e, mesmo viajando na velocidade da nossa espaçonave mais rápida, levaria dezenas de milhares de anos para chegar lá.
Essa perspectiva é ao mesmo tempo humilhante e inspiradora. Ela nos lembra o quão pequenos somos na grandiosidade do cosmos, mas também o quanto de potencial ainda temos. Cada avanço científico, do Telescópio Espacial James Webb às futuras missões interestelares, nos aproxima um passo mais da compreensão do nosso lugar nessa imensidão infinita.
O universo está à espera. Nós apenas começamos a olhar para cima.
FONTE:https://www.facebook.com/groups/1029132133841839/






Nenhum comentário:
Postar um comentário