O Japão fez história nesta terça-feira (21) ao eleger Sanae Takaichi como sua primeira mulher premiê, após votação no Parlamento. Conservadora convicta, sua vitória simbolizou uma reafirmação do nacionalismo tradicional. Casada e fã de bandas de rock, a nova primeira-ministra japonesa promete dar uma guinada à direita em uma das maiores economias do mundo.
Ligada ao grupo Nippon Kaigi, Takaichi defende políticas de educação patriótica e apoia a revisão do art. 9° da Constituição japonesa, cláusula na qual o país renunciou “para sempre o uso da guerra como direito soberano da nação ou a ameaça e uso da força como meio de se resolver disputas internacionais” e também optou por extinguir qualquer “força potencial de guerra”, como marinha, exército e aeronáutica.
Apaixonada por heavy metal, Takaichi é baterista desde os tempos de faculdade. Fã de bandas como Black Sabbath e Iron Maiden, ela mantém uma bateria elétrica em casa — seu refúgio para aliviar o estresse. De acordo com a imprensa japonesa, a nova premiê tocava com tanta energia que sempre andava com pares extras de baquetas.
Apelidada por muitos como Margaret Thatcher japonesa, Takaichi já havia expressado sua admiração pela histórica ex-premiê britânica durante sua campanha eleitoral, ao dizer que seu objetivo era justamente ser a Dama de Ferro na versão japonesa.
A trajetória de Takaichi difere da maioria dos líderes japoneses, já que ela não vem de uma família política. Nascida na província de Nara, é filha de um funcionário de montadora e de uma policial. Antes de entrar na política, foi comentarista de TV, conhecida por seu estilo informal.
Com nove reeleições e ampla experiência ministerial, Takaichi já comandou pastas estratégicas, como o recente trabalho no Ministério de Segurança Econômica no governo de Fumio Kishida. Agora à frente do país, sua gestão tende a enfrentar desafios como o envelhecimento populacional, inflação recorde e aumento do custo de vida.
Na vida pessoal, Takaichi é casada desde 2004 com um colega parlamentar — cujo pedido de casamento foi feito por telefone. Ao relatar o início do relacionamento, ela brincou com o fato de o esposo também ser chef de cozinha.
– Ele me disse: “Você nunca vai passar um dia sem comer bem”. E eu aceitei – disse ela, com risos.
FONTE:PLENO NEWS
Nenhum comentário:
Postar um comentário